Há quase um ano, o Ver-o-Peso acordou com uma alvorada de tambores, pau e corda. Na manhã de 11 de setembro de 2014, o carimbó foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil. Um dia que começou a ser construído há muito tempo por mestres, mestras e comunidades carimbozeiras no Pará e cuja luta foi unificada desde 2005 pelo movimento “Campanha do Carimbó”.
O que se comemorava então era o registro do carimbó como dança, música e tradição entre os patrimônios imaterias do país, o que não significa apenas resguardar a memória, mas também recursos e apoio para garantir o futuro dessa cultura. Amanhã, mais um 11 de setembro, o carimbó ganha as ruas novamente com o Ato Comemorativo do primeiro ano desse reconhecimento. Vai ser um momento para o movimento carimbozeiro apresentar publicamente suas pautas, principalmente em relação ao processo de registro e seus desdobramentos, como as ações de salvaguarda necessárias para a continuidade e o fortalecimento do bem cultural registrado. Nós, da agência divulga., vamos estar lá coordenando as ações de comunicação e assessoria de imprensa durante todo o ato, garantindo que as vozes, sonoridades e narrativas de mestres, compositores, músicos e dançarinos cheguem ao público em geral da melhor forma possível.
“Parcerias e alianças são fundamentais para quem luta e trabalha coletivamente, por isso agradecemos imensamente a toda a equipe da divulga. pela generosidade e confiança em nosso movimento”, disse Isaac Loureiro, um dos coordenadores da “Campanha do Carimbó”.
É com orgulho que a divulga. se une a esse movimento e parabeniza a todos que trabalham para manter viva as tradições do carimbo. Vem carimbolar com a gente!