O que é Belém?

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Falta muito pouco para Belém completar 400 anos. Mas qual é, de fato, a cidade que vai fazer aniversário? A que vive de slogans e clichês ou a que você percebe por trás da propaganda? Nossa série de reportagens busca uma outra realidade.

O aniversário de 400 anos de Belém é uma oportunidade de reflexão. Enquanto órgãos públicos, empresas e veículos de imprensa enaltecem as belezas da cidade, o portal Outros400 aproveita o quarto centenário da cidade para homenagear Belém, provocando reflexões sobre passado, presente e futuro da capital paraense. Longe dos clichês, a partir desta semana, o portal Outros400 vai se debruçar sobre a Belém do dia a dia.



Nossa reportagem discute a arborização da famosa “Cidade das Mangueiras”. Se a árvore é tão representativa, por que está apenas nos cartões postais?


São ideias, grandes slogans de Belém, títulos que, cotidianamente, se cristalizam em anúncios publicitários e discursos políticos, mas que mascaram realidades da cidade. Nossa primeira reportagem é sobre talvez o maior slogan de Belém. A equipe de reportagem do portal Outros400 adentrou a arborização da cidade e a concentração dessas árvores apenas na região central para mostrar como boa parte de Belém padece com baixa arborização. Quem usufrui da famosa “Cidade das Mangueiras”?

São ideias, grandes slogans de Belém, títulos que,
cotidianamente, se cristalizam em anúncios publicitários e discursos
políticos, mas que mascaram realidades da cidade.

 

Mas Belém também é a “Cidade Morena”, assunto de nossa segunda reportagem. Mas o moreno pode mascarar uma identidade. Uma identidade que ainda sofre os impactos de séculos de abusos coloniais e ainda não conseguiu refletir sobre si mesma, sobre suas origens e raízes. E, por isso, ainda não conseguiu se assumir. Por que Belém não é uma Cidade Negra? Nossa série de reportagens ainda vai falar sobre a “Cidade Hospitaleira”, “Cidade da Chuva” e “Cidade das Águas”.

 Em Belém, chove todo dia ou chove o dia todo. Por que, então, um chuvisco ainda causa alagamento? A noção de Cidade das Chuvas será debatida pelas reportagens.


É a partir desse raciocínio que o portal Outros400 vai comemorar os 400 anos de Belém. No decorrer desta semana, nossos repórteres também vão acompanhar os festejos de 400 anos, as programações oficial e alternativa, a agenda da prefeitura e da oposição, entre protestos, shows e eventos diversos. Todos os dias, novas reportagens sobre o que acontece na cidade, em busca de outro olhar sobre Belém.

Fotos: Kleyton Silva

Continue lendo...

Guajajara

Sônia Guajajara foi recebida com um canto de saudação na sala da Associação dos Povos Indígenas Estudantes na Universidade Federal do Pará (APYEUFPA), na última