TrucoBelém2016

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Projeto inédito na capital paraense, o Truco Belém 2016 vai checar a veracidade das afirmações e das fontes utilizadas pelos candidatos à prefeitura de Belém.

Em parceria com a Agência Pública, o portal Outros400 inicia nesta terça-feira, 17, um projeto inédito para a cobertura das eleições municipais: Truco Belém 2016. O Truco consiste na checagem de declarações públicas – conhecida como fact-checking – para verificar a veracidade dos dados divulgados pelos nove candidatos à Prefeitura de 
Belém, sejam em suas redes sociais, em entrevistas à imprensa, em seus sites institucionais ou na propaganda eleitoral gratuita. 

Assim como no jogo, nós daremos as cartas, de acordo com cada apuração. São elas: “Blefe”, se a afirmação for falsa; “Não é bem assim”, se for exagerada, distorcida ou discutível; “Tá certo, mas peraí”, se estiver correta, mas faltar contexto; “Zap”, se estiver certa; e “Candidato em crise”, se houver contradição.





Mentiu? Blefe! A cada frase checada, uma carta atribuída. 
(Ilustração: Herôn Victor)

Os candidatos também serão desafiados publicamente por meio da carta “Truco!” para que expliquem promessas exageradas ou declarações polêmicas. A assessoria do político receberá uma lista de perguntas e terá 24 horas para responder e encaminhar a fonte, os dados ou o detalhamento da declaração, conforme a situação exigir. O projeto será realizado a partir de um rodízio dos candidatos que serão checados diariamente. Todas as vezes que iniciarmos uma checagem, comunicamos a assessoria do candidato e os concorrentes políticos terão espaço para tréplica nas situações em que as fontes de informação utilizadas forem contestadas.
 
Este é um projeto inédito na capital paraense e o conteúdo será publicado tanto no portal Outros400 e no site da Agência Pública, quanto nas redes sociais: facebook.com/Outros400 e Twitter @outros400 e @truco.  A equipe que atua no projeto em Belém é composta pelos jornalistas Moisés Sarraf, Guilherme Guerreiro Neto e Dominik Giusti, com colaboração dos demais jornalistas do portal Outros400, e pelo publicitário Hêron Victor, que desenhou cada uma das cartas a serem distribuídas aos candidatos, a partir de elementos visuais da cidade. Além do Truco, o portal Outros400 também fará reportagens sobre o perfil dos principais nomes à prefeitura nas eleições 2016.
 
Truco!
A primeira versão do projeto criado pela Agência Pública para checar a veracidade das informações ditas em campanhas eleitorais ocorreu durante a disputa presidencial de 2014. Este ano, o Truco foi ao Congresso para checar a fala dos deputados federais e senadores, que receberam as cartas conforme a checagem. Desta vez, o projeto se expande e chega a cinco cidades. Além de Belém, o Truco também será desenvolvido em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE).
 
O objetivo do Truco Eleições 2016 é questionar o discurso público e ampliar o debate sobre as informações junto aos eleitores, mostrando o que é fato e o que é mentira na disputa eleitoral. Espera-se que os candidatos possam fornecer informações corretas sobre os seus projetos e sobre a cidade que pretendem governar. O nome foi escolhido pelo seguinte motivo: jogo de baralho bastante popular em várias regiões do país, sabe-se que no truco os adversários muitas vezes mentem para vencer.
Desmentiu algo dito no início da campanha? 
É candidato em crise! (Ilustração: Herôn Victor)

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