Cansado de boatos na internet? Vem participar do workshop “Fake News e checagem em Belém”, realizado pelo portal Outros400. O curso pretende apresentar técnicas básicas para identificar notícias falsas que circulam pela internet, além de demonstrar como checar a veracidade de informações, matérias e dados publicados diariamente. As vagas no workshop são recompensas aos doadores da campanha Reportagem Outros400. Para participar, é só doar.

Em 2016, o portal Outros400 e a Agência Pública realizaram o Truco Eleições, projeto de fact-checking pioneiro na Amazônia.
A campanha tem como objetivo arrecadar R$ 15 mil, que serão utilizados para financiar três reportagens investigativas sobre Belém. Os temas das reportagens serão escolhidos pelos doadores, que passam a compor o Conselho Outros400: um grupo que poderá fazer sugestões de pauta, acompanhar o trabalho dos repórteres e votar nos temas a serem investigados.
O curso será ministrado pelos jornalistas Moisés Sarraf e Guilherme Guerreiro Neto. Em 2016, junto da jornalista Dominik Giusti, eles compuseram a equipe do portal Outros400 que participou do Truco, projeto de fact-checking em parceria com a Agência Pública, cujo objetivo era checar os discursos dos candidatos à prefeitura de Belém. Cada matéria apontava se dados ou informações veiculadas pelos candidatos estavam corretas, exageradas, fora de contexto ou incorretas.
“Fact-checking ou checagem de fatos é um método jornalístico de verificação de informações, pra saber, por exemplo, se o conteúdo da fala de um político ou de um agente público procede ou não. Esse método parece ainda mais útil em tempos de disseminação de notícias falsas e boatos. Mas tem, claro, seus limites, já que nem tudo é verificável”, explicou o jornalista Guilherme Guerreiro Neto. “Esses limites e todas as potencialidades da checagem dos fatos em contextos de violência e concentração de informação como paraenses vão ser discutidos durante o workshop do portal Outros400, portal pioneiro na utilização de fact-checking na Amazônia.”
HISTÓRIA
O portal Outros400 foi criado por ocasião do aniversário de 400 anos de Belém. No decorrer de pouco mais de um ano de atuação, o portal publicou matérias e reportagens com o objetivo de abordar temas pouco veiculados na grande imprensa ou procurando novas abordagens para os temas em debate. Nesse período, foi premiado com primeiro e terceiro lugares, na categoria webjornalismo, no prêmio de Direitos Humanos realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas (Sinjor). Ainda em 2016, o portal Outros400 teve uma indicação na categoria melhor repórter de webjornalismo do prêmio da Federação das Indústrias do Pará – Fiepa.
Além das vagas no workshop, os apoiadores poderão escolher também outras recompensas, como adesivos, fotos impressas de reportagens premiadas e livros de autores paraenses autografados. O direito a cada um dos brindes dependerá do valor escolhido para ser doado para a campanha.
SERVIÇO
Campanha Reportagem Outros400
Período: 16 de Abril a 16 de Junho
Contato: (91) 98866-0352 / (91) 98165-4577